whatsapp

Dicas para usar o WhatsApp em Reservas – Marketing Hoteleiro

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

whatsapp

 

Vivemos em uma era de constantes mudanças e a tecnologia móbile está mais presente do que nunca. E o Whatsapp precisa ser observado como ferramenta de marketing e relacionamento hoteleiro.

Jan Koum, cofundador e executivo-geral do WhatsApp, que foi comprado por Mark Zuckerberg em 2014, divulgou em fevereiro deste ano que seu serviço de mensagens instantâneas atingiu a marca de 900 milhões de usuários ativos no mundo. Estima-se que 70% dos usuários de Smartphone no Brasil possuam o aplicativo instalado. Em setembro de 2014, eram 45 milhões somente no Brasil.

O WhatsApp se tornou o novo e mais utilizado recurso de conectividade e porque não dizer comunicação entre os seres humanos.

Ele é discreto, haja vista que você não precisa falar, somente digitar. Ele também pode ser um telefone mundial se utilizado em uma rede de Wi-Fi.

Quando falamos de atendimento em reservas, sabemos que muitas vezes aquela pessoa que está planejando uma viagem privada, e está efetuando suas reservas durante seu horário de expediente, prefere ter discrição para fazer os procedimentos sem que os colegas de trabalho se interem de sua vida.

Em virtude do grande poder de comunicação, este aplicativo já está sendo adotado por muitos hotéis na área de reservas ou atendimento.

 

Dicas para usar o Whatsapp em reservas com foco em marketing relacionamento hoteleiro

 

O que é preciso?

Para oferecer este canal de comunicação é necessário a compra de um smartphone, com acesso à internet preferenciamente por WI-FI, e a instalação do aplicativo no aparelho, utilizado somente para este fim. Assim você pode salvar os contatos dos futuros hóspedes em sua agenda.

Também é necessário designar 1 ou 2 pessoas responsáveis pelo atendimento em horário de expediente. Jamais deixe os agentes de reservas levar o aparelho de celular para suas casas.

Se possível, personalizar seu perfil com a logo do hotel.

Instalar e sincronizar o atendimento para ser feito via PC. Este recurso é fácil e agiliza a qualidade do atendimento pelos agentes:

https://web.whatsapp.com

 

Como divulgar?

Divulgue em todos os canais de comunicação possíveis:

Site

Emails Marketings

Facebook

Instagram

Assinaturas de Email

Releases para imprensa.

Além dos itens acima, lembre-se de atualizar os demais materiais promocionais do seu hotel: em futuras impressões de folhetos, cartões de visita, panfletos, blocos de nota, brindes, etc.

 

Benefícios aos Hóspedes e para hotéis:

  • O atendimento sempre será muito mais pessoal e com discrição para o cliente.
  • A possibilidade de efetuar “prints” ou “copy e paste” com a captura das telas ou diálogos, facilitando o transporte de dados de pagamento ou de cadastro, por exemplo.
  • A veracidade e assertividade das informações será melhor, haja vista não necessitar do entendimento dos dados por voz, sobretudo quando falamos de sobrenomes estrangeiros.
  • O esclarecimento de dúvidas e benefícios de seu hotel é mais dinâmico, haja vista que você pode enviar fotos instantaneamente.
  • A rapidez e o dinamismo é outra vantagem.

 

Relacionamento:

Você pode criar grupos de relacionamento com clientes através do Whatsapp para promover produtos ou contar novidades.

É sabido hoje em dia que os canais de comunicação a cada dia estão mais multifacetados e a hotelaria deve estar sempre apta a adicionar recursos tecnológicos às possibilidades de comunicação.

Se seu hotel ainda tem dúvidas sobre o uso deste recurso veja esta notícia que mostra para onde caminha o atendimento hoteleiro:

No final de 2015, abrirá as portas o Arrive Hotels , em Palm Springs, Estados Unidos. Sua pretensão é de atender os hóspedes num ambiente sem front desk ou telefones nos quartos. Todo atendimento será feito através de mensagens de texto. O hotel é de propriedade de Callahan, um ex-funcionário do Facebook, como idealizador do projeto. As pessoas estarão conectadas porém numa grande rede social, virtualmente e não fisicamente.

Seu hotel já implantou o serviço por Whatsapp? Você tem alguma dica para dar também sobre sua experiência com o uso desta ferramenta?

 

Boa sorte, bons negócios!

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×
Tags:, , , , ,

Newsletter